Previdência privada é investimento de longo prazo

O investimento feito em um fundo de pensão significa uma alternativa segura à decisão de poupar dinheiro para a aposentadoria. O resultado deste tipo de aplicação é observado na combinação dos fatores valor da contribuição, tempo de contribuição e rentabilidade e é classificado como poupança de longo prazo. Com isso, o retorno financeiro só será significativo após o 3º ano de contribuição.

De acordo com o diretor presidente da OABPrev-PR, Maurício Guimarães, o participante deve ter consciência de que o plano só apresentará o resultado desejado depois de um determinado tempo de contribuição. “Por se tratar de um fundo destinado ao acumulo de reserva para a aposentadoria, nos primeiros anos de aplicação a rentabilidade não será percebida”, comenta.

O diretor explica que o motivo para o baixo desempenho do plano previdenciário no curto prazo se deve ao fato da rentabilidade ser, em parte, absorvida pelo custo de gestão do plano. “Com o passar dos anos de contribuição, o capital acumulado será suficiente para custear a taxa de administração e ao mesmo tempo sobrar dinheiro para o aumento do patrimônio”, define.

A vantagem imediata garantida aos participantes que direcionam capital para o fundo de pensão é a dedução das contribuições mensais para fins de apuração do Imposto de Renda retido na fonte na Declaração de Ajuste Anual, até o limite de 12% do rendimento anual durante o período de acumulação.

Atualmente a OABPrev-PR cobra duas taxas para a gestão do fundo previdenciário. São elas: taxa de administração de 0,12% a.a, que incide sobre o valor do patrimônio acumulado, e a taxa de carregamento de 3%, que é descontada de todas as contribuições direcionadas ao plano de aposentadoria.