Com que idade os profissionais começam a pensar em aposentadoria? Estudo da Consultoria RGarber e Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos – ABRH-RJ revela que, de um universo de 300 funcionários de 30 empresas, 70% dos entrevistados se declararam muito jovens para pensar na aposentadoria. Outro resultado preocupante é o despertar tardio para o tema da aposentadoria e seu financiamento. A pesquisa aponta que a poupança em previdência privada tem se iniciado em torno dos 40 anos de idade, quando o mais indicado seria entre os 20 e 30 anos.
Na análise de Carolina Leite, responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Extra Consult, a preocupação com a aposentadoria em dada idade sofre influência de como a pessoa vivenciou sua história profissional e o que pretende para ela. “O comportamento e o pensamento de quem sempre trabalhou tendem a ser o trabalho até o fim de sua vida, a não ser que tenha outro objetivo em mente como trabalhar e com a aposentadoria aproveitar para viajar, descansar, etc”, observa.
De acordo com a profissional, há pesquisas que comprovam a necessidade de haver uma preparação para a aposentadoria, pois muitas pessoas que sempre foram ativas se sentem mal com a chegada do benefício e, dependendo do caso, podem apresentar sintomas de depressão. “A vida profissional ativa traz como consequência o sentimento de ser útil à sociedade e autorrealização. O mais importante é entender que a qualidade de vida precisa ser mantida e esta quem sabe e decide é somente você”, reforça Leite.
Com relação ao pensar na aposentadoria, o economista Léo Renato Carrille é categórico. “Eu vejo como despreparo e falta de educação e cultura para si. Isso (não pensar na aposentadoria) só vai deixa-ló pobre em sua velhice”, afirma. E quem pensa no assunto recorre à previdência privada, que visa a concessão de benefícios previdenciários na forma de pecúlio ou renda, desvinculados da previdência social oficial; e à previdência complementar empresarial, benefício contratado pela própria empresa. Por isso, inúmeras são as opções para garantir uma aposentadoria mais tranquila e confortável. (Forluz-Jornal da Cidade/UOL)
