A recente redução da Selic, a taxa básica de juro, deve ser levada em consideração quanto a performance dos planos de previdência. A decisão anunciada pelo Banco Central pode ocasionar um menor rendimento do capital destinado ao fundo de aposentadoria dos participantes.
O gerente executivo da OABPrev-PR, Felipe Vidigal, explica que com a queda da taxa Selic, os valores das contribuições mensais deverão ser aumentados. Para obter a mesma aposentadoria projetada, o associado deverá contribuir com um valor um pouco acima do que ele paga atualmente.
Vidigal comenta que atualmente, cerca de 85% da rentabilidade do Fundo de Investimentos da OABPrev-PR, em função de sua Política de Investimentos moderada, depende principalmente da taxa básica de juros da economia. O gerente fala da necessidade dos participantes estarem atentos as informações divulgadas pela OABPrev-PR e com isso manter os planos atualizados para garantir um benefício que atenda as expectativas no futuro.
Ele lembra também que o participante que solicitar a repactuação de seu plano de previdência deve considerar diferentes índices de rentabilidade. Dessa forma o associado terá condições de analisar cenários com 5%, 6% e 8% de rentabilidade e o benefício projetado, afirma.
