Os paranaenses ainda estão longe de atingir um nível considerável de preocupação com a aposentadoria. Apenas 4% da população em idade economicamente ativa conta com planos de previdência complementar, o que corresponde a cerca de 230 mil pessoas em todo o Paraná. Este levantamento foi feito com o cruzamento de dados do Ministério da Previdência Social, da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e do último senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entretanto, os advogados paranaenses têm dedicado maior atenção à aposentadoria complementar, se comparado ao restante da população. Atualmente, 46.599 advogados estão inscritos na OAB Paraná. Deste total, 23% possuem planos de previdência administrados pelo fundo de pensão da categoria (OABPrev-PR), sem contar os que investem em planos ofertados por bancos e seguradoras. “Temos observado que os advogados estão se conscientizando cada vez mais sobre a necessidade de fazer uma reserva financeira para garantir um futuro seguro, comenta Maurício Guimarães, diretor presidente da OABPrev-PR.
Ele explica que o advogado é por essência um profissional liberal autônomo que, salvo exceções, não costuma recolher o INSS. “Mesmo assim, para aqueles que contribuem para a Previdência Social, o benefício assegurado pelo regime geral poderá ser insuficiente para manter o padrão de vida na aposentadoria. É ai que entra a previdência complementar e nós temos visto isso a cada dia com a adesão de mais advogados à OABPrev-PR”, explica Guimarães.
A OABPrev-PR deverá terminar o ano com aproximadamente 10.700 participantes e em 2014 deverá ser tornar o maior fundo de pensão do Paraná em número de associados, com cerca de 14.000 inscritos.
