Por que investir em um Fundo de Pensão

A inevitável dúvida sobre o melhor investimento a ser feito como forma de obter um retorno financeiro satisfatório no futuro é um dos grandes desafios de quem não quer correr o risco de ficar sem dinheiro durante a velhice. As opções são muitas e vão desde a popular poupança, passando pela compra de imóveis, até chegar aos fundos de pensão.
Ao comparar estes três tipos de investimento, fica evidente que os planos de aposentadoria complementar trazem um retorno mais seguro em relação a renda extra a ser recebida e o rendimento do capital aplicado. A poupança, por exemplo, rende muito menos do que a previdência privada e pode ser resgatada com muita facilidade, não disciplinando o poupador a guardar dinheiro, diferente do que ocorre nos planos de previdência.
Já no caso dos imóveis, o investidor precisará se preocupar com a manutenção do bem, sem contar os incômodos com os inquilinos. Outra questão que deve ser considerada é a baixa liquidez, uma vez que a venda do imóvel não acontece tão facilmente, sem contar a possibilidade de não conseguir alugar o bem por algum tempo, e com isso ficar sem receber a renda proveniente do aluguel.
Entretanto, algumas características fazem dos fundos de pensão uma das modalidades de investimento mais vantajosas em relação às outras possibilidades. O especialista em previdência privada, Renato Follador, destaca alguns pontos que tornam os planos de aposentadoria complementar mais atraentes e com retorno financeiro garantido.
“Primeiro, porque o investidor terá uma renda quando não puder ou não quiser mais trabalhar. Segundo, porque é o único investimento de longo prazo com incentivo tributário, ou seja, quem tem paga menos imposto. Dá pra abater até 12% da renda na Declaração anual. Mais um motivo é que o capital acumulado vai para os beneficiários sem necessidade de inventário. E além disso, o fundo de pensão é impenhorável, pois trata-se de acumulação para renda na velhice”, explica Follador.
Todas estas vantagens são igualmente garantidas aos participantes da OABPrev-PR, que assim como os demais fundos de pensão, foi criada para proporcionar aos advogados paranaenses e suas famílias um futuro seguro. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, o plano de previdência instituído pela OAB-PR e pela CAA/PR pratica reduzidas taxas, proporcionando aos associados um maior retorno do dinheiro aplicado. Atualmente, a única taxa cobrada é a de custeio administrativo, de apenas 1,00% sobre as contribuições mensais.
O diretor de benefícios da OABPrev-PR, Wellington Silveira, comenta um dos fatores que torna o fundo de pensão dos advogados um excelente investimento. “Por ser um investimento de longo prazo, nós trabalhamos com uma Política de Investimentos que tende a apresentar um excelente desempenho ao longo dos anos. Estamos falando de um contrato que durará por no mínimo 30 anos de contribuição. Para se ter uma ideia, nos últimos 24 meses a rentabilidade acumulada do fundo de pensão foi de 19,22%. Já em 36 meses, a capitalização foi de 29,23%”, analisa o diretor.