O vai e vem das discussões sobre a Reforma da Previdência em Brasília sinaliza que o futuro do sistema pode ser incerto e obscuro. O impacto das decisões que ainda serão tomadas poderá resultar em benefícios menores e prazos maiores de contribuição para se chegar a tão sonhada aposentadoria que muitos esperam. Depositar todas as fichas no Regime Geral de Previdência poderá frustrar muitos trabalhadores.
É neste aspecto que os planos de previdência privada surgem como a alternativa mais promissora para o planejamento financeiro de longo prazo, ou seja, para a aposentadoria. No caso dos advogados, um fundo de pensão exclusivo foi criado para suprir essa necessidade. Com a OABPrev-PR, os profissionais podem construir o capital que será utilizado para pagar uma renda complementar depois que a atividade laboral for encerrada.
Entretanto, o número de advogados que possuem planos de previdência na entidade ainda é baixo se comparado ao total de inscritos na OAB Paraná. Atualmente, a Seccional possui mais de 62 mil advogados cadastrados. Destes, pouco mais de 14 mil fazem parte do fundo de pensão. No país, apenas 10% dos brasileiros investem em planos de previdência privada.
Para o diretor presidente da OABPrev-PR, Wellington Silveira, muitos profissionais não dão a devida importância para algo que poderá determinar a segurança financeira na aposentadoria. “A conturbada reforma da Previdência torna cada vez mais evidente a importância de as pessoas investirem em um fundo de pensão como forma de garantir o colchão financeiro para o futuro. Isso é um fato que deveria ser encarado com muita responsabilidade por todos nós. Na OABPrev-PR os advogados e seus dependentes podem garantir esse benefício por meio de planejamento e de Educação Previdenciária, pois exigirá força de vontade para poupar o dinheiro reservado para este fim”, comenta o Silveira.
