RELATÓRIO MENSAL DE INVESTIMENTOS

O ano de 2021 iniciou na esteira das expectativas positivas com o avanço das vacinas ao redor do mundo e a projeção de uma recuperação da economia mundial. Na China a divulgação do crescimento do PIB de 2,3%, acima das projeções de mercado, deram um impulso adicional aos mercados, assim como Blue Wave nos EUA, que deram na prática o controle da Casa Branca, Senado e Congresso para os Democratas.

Os mercados acionários ao longo do mês bateram recordes, no entanto, um atraso no ritmo esperado de vacinação e o persistente aumento no número de casos de COVID-19, começa mudar as projeções no que tange à velocidade da recuperação das economias. As discussões nos EUA sobre um novo pacote de estímulos fiscais da ordem de U$S 1,9 trilhões também despertaram uma alerta para os investidores em relação a seus possíveis efeitos na aceleração da inflação, fazendo com que observássemos uma abertura nos yields das treasuries.

A taxa do título de 10 anos superou 1% a.a, maior nível desde março do ano passado. O evento GameStop também trouxe volatilidade aos mercados, aumentando as incertezas. Apesar do índice S&P 500 ter caído 1,1% no mês, o NASDAQ mostrou resiliência subindo 1,4%, puxado pelas ações de tecnologia. No Brasil, o ano começou ainda mais desafiador, acompanhando o movimento das taxas de juros global, o mercado de juros local se mostrou ainda mais volátil nesse primeiro mês do ano.

As eleições à presidência do Senado e Câmara dos Deputados e as declarações dos candidatos na linha de uma postergação do auxílio emergencial, fez com que crescesse a preocupação com situação fiscal do país por parte dos agentes econômicos. Os dados da inflação de dezembro acima do esperado e o teor da ata do COPOM fizeram com os investidores passassem a precificar um início do ciclo de aperto monetário antes do previsto, e ocasionou uma alta generalizada das taxas dos títulos prefixados. Esse movimento foi suavizado na última semana do mês com discursos do governo pela manutenção do Teto de Gastos e declarações com viés mais Dovish por parte das autoridades monetárias.

O IRF-M apresentou rentabilidade negativa de 0,80%, enquanto o índice IMA-B caiu 0,85%. O Ibovespa reverteu os ganhos das primeiras semanas do mês e encerrou janeiro em queda 3,3%. O dólar seguiu a trajetória de alta observada em 2020 e bateu R$ 5,50, apresentando rentabilidade de 5,3%. O ano de 2021 reverteu em parte a euforia com a recuperação econômica observada nos últimos dois meses de 2020, e agora devemos acompanhar o desenvolvimento do processo de vacinação no Brasil, assim como passada as eleições legislativas, qual será o tratamento dado as reformas que foram deixadas de lado no ano anterior, em virtude da pandemia, para observarmos seus impactos nos mercados.