Desmistificação do déficit da Previdência

A COBAP participou de mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) conjunto no Ministério da Previdência Social. Os temas mais discutidos foram a Campanha Nacional de desmistificação do déficit da Previdência Social e a Dívida Ativa da União. Com relação à Campanha Nacional de desmistificação do déficit da previdência social foram levantados alguns pontos que serão ainda detalhados.
O primeiro ponto é a questão da articulação de uma Agência de Publicidade. O segundo ponto é incluir os Conselhos Estaduais de Previdência nessa Campanha Nacional. O terceiro ponto é trabalhar a questão da educação e da inclusão previdenciária e um quarto ponto é tratar do balanço financeiro da Previdência e da Seguridade Social de maneira pedagógica, técnica e esclarecedora.
O presidente da COBAP, Warley Martins, enfatizou que “a Campanha Nacional deve explicar para a mídia e para toda a sociedade brasileira que não existe déficit na previdência e que a Seguridade Social é superavitária”.
Foi sugerida também na reunião que a Campanha Nacional será regionalizada, coordenada pelos representantes do Grupo de Trabalho (GT), contará com a participação das superintendências estaduais do INSS, autoridades públicas e que terá um discurso único em defesa dos recursos da Previdência Social e da Seguridade Social. Sobre a questão da Dívida Ativa o governo apresentou dados assustadores sobre os devedores da União.
De acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) o estoque da dívida é de mais de R$ 640 bilhões, enquanto que a arrecadação desses débitos é de apenas R$ 2,65 bilhões, ou seja, apenas 0,48% do total. O governo também informou que tramita no Senado o Projeto de Lei 336/2008 que visa agilizar a cobrança dessa divida ativa. A próxima reunião do grupo será dia 24 de agosto, às 10 horas, no Ministério da Previdência.

Fonte: Cobap