OABPrev-PR busca alternativas para superar as dificuldades do mercado financeiro em 2014

A exemplo de 2013, este ano o mercado financeiro brasileiro está muito difícil. Com a deterioração dos principais fundamentos da economia e a queda da confiança no governo, há uma grande volatilidade do mercado, com grandes altas e baixas dos índices de bolsa e da taxa de juros futuros, que impacta diretamente na marcação a mercado dos títulos públicos e em conseqüência, dos fundos de investimentos que carregam em suas carteiras estes ativos.

O fundo de investimentos da OABPrev-PR possui uma alocação diversificada em vários gestores, mais conservadora e portanto mais concentrada em fundos de renda fixa de menor volatilidade. Entretanto, em cumprimento a Política de Investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo, com uma estratégia de longo prazo, aderente aos compromissos da Entidade com seus participantes, possui uma alocação em torno de 16% em fundos de renda variável.

Em meio a um cenário de resultados inexpressivos, com os fundos de pensão brasileiros chegando a registrar uma rentabilidade média negativa, a OABPrev-PR conseguiu encerrar 2013 com uma rentabilidade acumulada de 5,30% positivo. O êxito da Política de Investimentos fica ainda mais evidente na analise do acumulado dos últimos 24 e 36 meses, quando a OABPrev-PR conseguiu um retorno bastante expressivo, com ganhos de 19,22% e 29,23%, respectivamente.

Em relação ao ano de 2014, mesmo com a expectativa de um cenário econômico bastante difícil e pouco promissor, os gestores da OABPrev-PR acreditam que a cautelosa Política de Investimentos adotada pela entidade irá mais uma vez superar o provável baixo rendimento do mercado financeiro, evidenciando que uma boa diversificação e seleção dos fundos reduz o risco e melhora os retornos no longo prazo.