O advogado Wellington Silveira é o novo diretor presidente da OABPrev-PR. Ele assume no lugar de Mauricio Guimarães que deixa o cargo para pleitear uma vaga de desembargador junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. A indicação do novo diretor foi aceita pelo Conselho Deliberativo da OABPrev-PR e a posse ocorreu no último dia 24 de setembro. Desde 2009, Silveira desempenhava a função de diretor administrativo e de benefícios do fundo de pensão. Na entrevista a seguir, ele destaca como será seu trabalho à frente da Diretoria Executiva da entidade:
1 – Qual será seu principal objetivo como novo diretor presidente da OABPrev-PR?
Primeiramente, manter a unicidade junto às Instituidoras OAB e CAA, as quais não medem esforços para contribuir e, principalmente, estimular e divulgar o nosso trabalho. Os resultados obtidos ao longo destes anos, desde a criação de nosso Fundo de Pensão, traduzem o trabalho e seriedade com que os dirigentes e colaboradores a conduziram, devendo ser mantida desta forma com as necessárias alterações em face do mercado atual, situação esta que se buscará uma solução através de nossos profissionais contratados que tem nos seus currículos e experiência notável, o bom desenvolvimento de nossa carteira de investimentos.
2 – Como será sua atuação em relação aos impactos que a crise econômica possa trazer para o fundo de pensão?
Tendo em vista estarmos muito bem assessorados pela terceirização de nossos investimentos junto a SulAmérica, as premissas presentes e futuras são de garantir a manutenção dos capitais já aplicados pelos participantes junto a OABPrev-PR, cujos investimentos tem sido oscilantes em todas as esferas de mercado, continuando a proporcionar os melhores rendimentos possíveis a nossos advogados, sempre pensando em aplicações seguras mas com expertise para um futuro de 10, 20 ou 30 anos, sempre no intuito de buscar a realidade previdenciária e não apenas de investimento de curto prazo.
3 – Como será sua atuação junto ao Conselho Deliberativo e Fiscal da OABPrev-PR?
O Conselho Deliberativo e Fiscal já tem conhecimento de minha pessoa pelo envolvimento ao longo destes anos não somente junto ao próprio CD, mas também na função de diretor administrativo. Nossos projetos, trabalho desenvolvido e também os problemas que temos junto aos nossos participantes, são todos levados ao crivo de ambos Conselhos, os quais tem participado ativamente com sua opinião muito bem formada, pois os conselheiros em sua grande maioria, com raras exceções, são certificados por experiência comprovada, não obstante estarem em sua totalidade voltados ao efetivo crescimento de nossa instituição. Prova disto está nos nossos resultados.
4 – Como você vê a situação de muitos advogados autônomos que não fazem recolhimento para o INSS e tampouco para a OABPrev-PR, que é a entidade de previdência complementar criada para a categoria ?
Na realidade, estes colegas estão “plantando uma bomba relógio” a cada dia que deixam de pensar em seu futuro e de sua família. A Previdência Social é uma conquista do brasileiro e infelizmente a mídia transfere uma ideia negativa quando, na realidade, ainda é o maior plano de aposentadoria existente no mundo, considerando que muitas vezes receberá o aposentado valores que, se cumulados ano a ano, não permitiriam a renda auferida quando da concessão do benefício. Ocorre que estes valores não conferem uma vida digna ao nosso advogado, que deve complementar esta renda através da previdência privada a sua disposição em nossa instituição a custo quase zero. Nosso grande desafio é a “conscientização e educação do advogado”.
5 – Na sua opinião, a que se deve o expressivo crescimento da OABPrev-PR ocorrido nos últimos anos?
Não podemos transferir o nosso crescimento apenas e tão somente ao desenvolvimento, rendimento e seriedade com que são feitas as aplicações financeiras. Os resultados são expressivos, mas não deve ser excluído o trabalho desenvolvido em todo nosso Estado, notadamente de nosso anterior presidente, Maurício Guimarães, com a apresentação de nossa expertise nas subseções, atendimento personalizado por nossa equipe de empregados muito bem treinados, parcerias com nossos colaboradores, como é o caso da Mongeral Aegon, que além de garantir efetivamente a parte de risco (seguro) de nossos participantes, trabalha ativamente no crescimento da instituição com seus consultores contratados e por ela custeados, possibilitando assim a redução considerável de nossos custos, não obstante constante participação ativa através de sua notória experiência junto a inúmeras instituições.
6 – Quais são seus planos para o futuro da OABPrev-PR?
Os meus planos não são humildes, pois a atual gestão conseguiu atingir quase 13.000 participantes e um capital total aplicado de R$ 178 milhões até setembro deste ano, que se considerada uma instituição de apenas e tão somente 9 (nove) anos, este resultado é louvável, mas que não pretendemos parar, devendo atingir um maior número de advogados inscritos através das nossas premissas de educação previdenciária que virão no futuro, para a conscientização de nossos colegas desta necessidade de planejamento futuro.
7– O que você diria aos advogados que ainda não são participantes da OABPrev-PR?
Se você ainda não é participante da OABPrev-PR, aconselho apenas e tão somente acessar o site junto a página da OAB, verificando porque quase 13.000 colegas já aderiram ao plano. Após, sem custo algum e apenas para solucionar suas dúvidas, peça a visita de um consultor que é experiente em previdência complementar do advogado, ou ainda, simplesmente nos visite na sede localizada no edifício Maringá, no centro de Curitiba. Aos colegas de outras subseções, temos o atendimento por telefone personalizado. Será uma honra podermos contribuir com seu futuro.
