Relatório Mensal de Investimentos

O mês de março foi um mês extremamente favorável para os ativos de risco local, enquanto para ativos globais, embora o índice de ação S&P500 também tenha tido um desempenho positivo de 3,58%, o cenário continua bastante desafiador com os índices de preços nos Estados Unidos e Europa em níveis bastante elevados.

O conflito no Leste Europeu já completa mais de um mês e os efeitos da guerra no cenário global fez com que o mercado revisasse suas projeções de crescimento e inflação, o primeiro revisado para baixo e o segundo para cima. Com isso, o mercado de juros global segue bastante volátil, já que as principais economias do mundo estão atrasadas no ciclo de aperto monetário quando comparadas aos emergentes, com perspectivas por parte dos agentes de mercados de que será necessário um ciclo mais alto de taxa de juros para conter a inflação.

Na Ásia as preocupações com a economia chinesa também se ampliaram, mesmo com a sinalização de que estímulos monetários e fiscais continuarão a ser feitos para estabilizar a economia. A recente piora dos casos de COVID em importantes centros da região, fez com que as autoridades locais implantassem novamente os lockdowns por lá. Tal medida preocupa o mercado, uma vez que pode haver interrupção na cadeia de produção global de alguns produtos, caso o problema se estenda por um período elevado.

No mercado doméstico, os efeitos causados pelo conflito entre Rússia e Ucrânia foi o aumento do risco inflacionário, que segue pressionado, por conta do aumento do preço de fertilizantes e do petróleo. Tal choque de preço fez com que o mercado revisasse para cima a perspectiva de inflação para o ano. Dessa forma, mesmo com o comunicado do Banco Central, no último COPOM, sinalizando que o ciclo de aperto monetário deve se encerrar na reunião de maio com a taxa Selic em 12,75%, pode ser que haja uma alteração na conduta e o Bacen estenda o ciclo a fim de ancorar as expectativas futuras de inflação.

Em contrapartida aos efeitos prejudiciais da guerra na inflação local, este tem gerado um elevado fluxo de capital estrangeiro para o Brasil, resultante da realocação de portfólios globais, preços de commodities elevados e o diferencial de juros. Esse movimento fez com que o real se apreciasse frente ao dólar no curto prazo, no entanto as incertezas em relação ao cenário global, a alta mais acentuada dos juros norte-americanos e o cenário fiscal doméstico fragilizado, podem comprometer a melhora estrutural do real em relação ao dólar.

Mesmo em meio ao cenário de elevadas incertezas globais, praticamente todas as classes de ativos locais conseguiram performar positivamente. O Ibovespa subiu 6,06% enquanto o índice Small Cap subiu 8,81%, indicando que parte do fluxo também foi direcionado para empresas ligadas ao mercado doméstico e não somente a empresas com exposição a comodities. Com o fluxo de estrangeiro se mantendo elevado, o dólar desvalorizou 7,81% e fechou o mês cotado a 4,73%.

No mercado de renda fixa local, os ativos ligados a índice de preços tiveram um bom desempenho, fazendo com que o índice IMA-B tivesse um desempenho positivo de 3,07%, em contrapartida os ativos pré-fixados não tiveram uma performance tão expressiva, fechando o mês com valorização de apenas 0,84%.

Os fundos multimercados conseguiram captar bem o movimento de mercado no mês e o Índice de Multimercado da Anbima (IHFA) subiu 3,73%, e por fim, os ativos pós-fixados seguem com bom desempenho por conta da trajetória de alta da Selic. O IDA-DI (índice da Anbima que mede o desempenho dos ativos de crédito privado emitidos em CDI) subiu 1,12%% no mês, que em termos relativos é de aproximadamente 120% do CDI. Parte dessa alta foi resultante do fechamento do spread de crédito que vem ocorrendo por conta da forte demanda de papéis de crédito privado.

Rentabilidade do plano OABPrev-PR
Março: 1,86% ( 200,18 do CDI)
Fevereiro: 1,35%
Janeiro: 0,40% ( 60,86 do CDI )