A relação de consumo se estabelece logo cedo quando o jovem passa a ir às compras, seja de material escolar, seja de seus próprios brinquedos. É nesse momento em que os pais e responsáveis devem orientar sobre o consumo responsável.
Uma dica de especialistas, que ajuda na conscientização do consumo, é a leitura do Manual para o Jovem Consumidor, desenvolvido pelo Procon de São Paulo. o Texto pode ser encontrado em: criancaeconsumo.org.br
“É uma excelente cartilha para quem inicia as atividades no universo do consumo. Todos os pais devem dar um manual deste para seus filhos crescerem educados financeiramente”, observa o economista Deodato Guimarães Filho.
Falta de preparo
Para o especialista, boa parte dos problemas que o brasileiro vive hoje é devido a falta de educação financeira. “Estamos superendividados porque não soubemos lidar com a grande oferta do mercado. O brasileiro precisa desse tipo de educação ainda na infância”, constata.
O manual é fácil para leitura e interativo, com imagens e assuntos que fazem parte do cotidiano de crianças e jovens, a exemplo de cobranças escolares, cursos livres, passeios, produtos piratas, compras pela internet, entre outros.
O dentista Antonio Carlos Figueiredo diz que desde os seis anos da sua filha Giulia Figueiredo, ele dá o dinheiro da merenda e pede que ela peça o troco para eles conferirem juntos depois.
“Além de gerar uma relação de confiança entre a gente, também ajuda a ela ter mais consciência sobre o dinheiro e como gastá-lo com responsabilidade. E ainda é divertido e educativo, pois contamos juntos o troco”, revela o pai atento.
Fonte: A tarde
