Comemorou-se em 31 de outubro o Dia da Poupança. A data foi estabelecida em 1924, durante um congresso internacional de economia na Itália. A poupança é o investimento mais simples e popular do Brasil. Teve origem em 1964, juntamente com regulamentação da correção monetária e seus recursos financiam o setor de habitação. O rendimento, defnido pelo Banco Central, é composto de TR (Taxa Referencial) mais juros de 0,5% ao mês.
Ações de educação financeira espalham a semente da poupança como um dos pilares da prosperidade e alicerce para a estabilidade financeira. Com forte apoio da Previc, os fundos de pensão vêm investindo no esclarecimento e na educação da população.
Há pequenas diferenças entre a Caderneta de Poupança e a Poupança para a Aposentadoria, principalmente quanto ao objetivo. A Caderneta de Poupança tem caráter financeiro e, devido à grande facilidade de sacar o valor poupado, é perfeita para objetivos de curto prazo, como a compra de um bem. Já a Poupança para a Aposentadoria atende a um objetivo de longo prazo, dificultando saques que se desviem do caráter previdenciário.
Que todos os dias sejam transformados em dias de poupança para que possamos sempre consumir de maneira consciente e responsável também com nosso bolso. (Fundação Ceres)
