As ações de Educação Previdenciária promovidas pela OABPrev-PR desde a criação da entidade já resultaram em um amplo alcance do Fundo de Pensão entre os advogados inscritos na OAB Paraná. Ao todo, além dos cerca de 27.000 advogados que foram apresentados à OABPrev-PR por ocasião da cerimônia de Compromisso do Advogado, aproximadamente 42 mil advogados já foram visitados pelos consultores da seguradora Mongeral Aegon, parceira estratégica da Entidade e responsável pela comercialização do Plano de Benefícios Previdenciários que é ofertado à categoria.
Levando em consideração todos os planos que foram contratados, já passaram pela OABPrev-PR aproximadamente 13.860 pessoas. Deste total, 12.300 são atualmente participantes ativos, e o saldo restante representa a parcela de associados que se desligaram da entidade em algum momento.
Somente em 2014, aproximadamente 6 mil advogados foram visitados e receberam orientações sobre os benefícios do fundo de pensão e a importância de iniciar uma poupança previdenciária para a aposentadoria. O resultado deste trabalho foi a contratação de mais de 1.500 novos planos durante todo o último ano e também a retomada de cerca de 400 planos que estavam cancelados. Outro número de destaque se refere aos planos que tiveram aumento dos valores das contribuições destinadas a aposentadoria por invalidez e pensão por morte, num total de 435 propostas suplementares.
De acordo com o diretor presidente da OABPrev-PR, Maurício Guimarães, o grande apoio da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados foi responsável por levar a Educação Previdenciária a um número tão expressivo de advogados. “Nossos instituidores sempre facilitaram e apoiaram a OABPrev-PR, tanto na realização de eventos, visitas de nossos consultores nas subseções e divulgação de informações nos veículos de comunicação voltados aos advogados. O resultado não poderia ser diferente e hoje o Fundo de Pensão já faz parte do planejamento financeiro das famílias de muitos advogados paranaenses”, comenta.
Existe ainda uma importante consequência relacionada ao expressivo número de adesões ao plano. É a operacionalização da OABPrev-PR com um baixo custo administrativo, que possibilita aos participantes um maior retorno do capital aplicado na entidade. Segundo estudos realizados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), a OABPrev-PR tem o menor custo administrativo por participante dentre todas as entidades fechadas instituídas de previdência complementar do país.
Em média, os associados pagaram R$ 102,02 por ano para terem seus planos de previdência administrados. A média dos custos administrativos anuais de todos os Fundos de Pensão do Brasil foi de R$ 1.311,41, por participante. O reduzido custo operacional por participante da Entidade é fruto de uma política de gestão administrativa, englobando uma equipe administrativa enxuta e a terceirização de alguns serviços especializados, bem como o irrestrito apoio dos Instituidores OAB-PR e CAA/PR.
