OABPrev-PR destaca 2010 como ano para conscientização da cultura previdenciária entre os advogados

O ano de 2010 termina com saldo positivo no que se refere às atividades realizadas pela OABPrev-PR. O Fundo de Pensão dos advogados paranaenses apresentou crescimento acima do esperado, superando 6.000 participantes, devido a mobilização de toda a diretoria e estrutura administrativa, num esforço em conjunto para vincular mais advogados ao plano de previdência. As principais ações da entidade no decorrer do ano estiveram voltadas ao fortalecimento da chamada Educação Previdenciária.

Entre os trabalhos desenvolvidos nos últimos 12 meses destaca-se a Campanha TOP. Pela primeira vez a OABPrev-PR esteve presente em quase metade das Subseções da OAB no interior do estado. A iniciativa reuniu em cada local aproximadamente 20 advogados que puderam conhecer e constatar, de perto, as grandes vantagens do plano de aposentadoria que foi criado para oferecer um sistema de previdência complementar à categoria.

Com isso, a OABPrev obteve um aumento de 12% no número de advogados que entraram no plano em relação ao mesmo período do ano passado. “Isso demonstra na prática o quanto nossas visitas às Subseções têm sido importante não só para o crescimento do fundo de pensão, mas também na difusão da cultura previdenciária entre os advogados”, explica Felipe Vidigal, executivo da OABPrev-PR.

O fortalecimento da entidade também significa que mais benefícios foram concedidos aos participantes. Em 2010, foram iniciados o pagamento de cinco aposentadorias programadas e uma por invalidez, além de 25 pensões por morte. Isso significa um aumento de 48% em comparação aos 12 meses do ano anterior.

Outro destaque foi a eleição de diretores e conselheiros Deliberativos e Fiscais da entidade. No pleito, ocorrido em junho, 636 participantes participaram da escolha dos novos representantes da OABPrev-PR. O sistema eleitoral usado foi em formato eletrônico, no qual os votos foram computados no próprio site do Fundo de Pensão. A eleição ainda contou com indicações da OAB Paraná e da Caixa dos Advogados para composição da mesa diretiva.

Já no cenário nacional, tanto a OABPrev-PR quanto os demais Fundos de Pensão das Seccionais de todo Brasil, idealizaram no decorrer de 2010 a criação de uma Coordenação Nacional (Comprev). O novo órgão deve entrar em funcionamento em 2011 com objetivo de criar as bases de uma política de previdência complementar envolvendo todas as OABPrevs.

Para o presidente da OABPrev-PR, Maurício Guimarães, o ano foi marcado por novas estratégias de divulgação do plano e pelo empenho de todos os gestores do Fundo de Pensão para propagar a importância de investir em aposentadoria complementar. “Nossos esforços durante este ano foram direcionados em trabalhos para suprir a carência dos advogados em relação às informações sobre a grande vantagem que é estar vinculado ao sistema de aposentadoria complementar da OAB Paraná”, afirma.