Muitos fundos de pensão do Brasil não têm o que comemorar quando o assunto é a rentabilidade acumulada em 2013. O ano que passou foi atípico por diversos fatores que influenciaram negativamente o desempenho dos investimentos da maioria das entidades que administram planos de previdência fechados.
Entretanto, em meio a um cenário de resultados inexpressivos, com fundos chegando a registrar uma rentabilidade média em torno de 6% negativo, a OABPrev-PR conseguiu encerrar o ano com uma rentabilidade acumulada de 5,30% positivo. De acordo com o diretor financeiro da Entidade, Brasilio Vicente de Castro Neto, “o resultado foi possível devido ao rigoroso cumprimento da seleção de ativos alinhados com as estratégias de longo prazo adotadas pela Entidade”.
A gestora da SulAmérica Investimentos, Maria Augusta Mosca, explica os fatores que foram responsáveis pelo resultado positivo obtido pela carteira de investimentos da OABPrev-PR. “Apesar do retorno negativo dos principais ativos financeiros, o fundo de investimentos da OABPrev-PR foi beneficiado pela alocação mais conservadora e portanto mais concentrada em fundos de renda fixa de menor volatilidade. Tínhamos uma pequena exposição a fundos de maior risco, diferentemente da maioria do mercado que manteve em 2013 grande parte do portfólio aplicado nesse segmento de ativos. Já a nossa parcela alocada em renda variável foi negativa, porém com retornos muito melhores do que o Ibovespa, evidenciando que uma boa diversificação e seleção dos fundos reduz o risco e melhora os retornos no longo prazo”, comenta a gestora.
O êxito da Política de Investimentos fica ainda mais evidente na analise do acumulado dos últimos 24 e 36 meses, quando a OABPrev-PR conseguiu um retorno bastante expressivo, com ganhos de 19,22% e 29,23%, respectivamente. Em relação ao ano de 2014, mesmo com a expectativa de um cenário econômico bastante difícil e pouco promissor, os gestores da OABPrev-PR acreditam que a cautelosa Política de Investimentos adotada pela entidade irá mais uma vez superar o provável baixo rendimento do mercado financeiro.
O consultor da Aditus, Guilherme Benites, responsável por assessorar a OABPrev-PR em assuntos financeiros, explica que a atual Política de Investimentos da entidade, aprovada no final de dezembro pelo conselho deliberativo, é bastante abrangente e mantém uma boa diversificação para obter bons resultados. “Podemos destacar dois pontos dessa política; que é a manutenção de níveis de risco adequados, de forma a evitar grandes solavancos da economia em 2014 e também a ampliação das classes de ativos permitidas, que favorecem ainda mais a diversificação”, comenta.
