Investir em planos de previdência para os filhos já faz parte do planejamento financeiro de muitos pais que desejam guardar dinheiro para garantir um futuro tranquilo aos dependentes. A possibilidade de iniciar um plano para uma criança com poucos meses ou anos de vida poderá resultar em um excelente benefício uma vez que o tempo de contribuição será muito maior em comparação a um plano contratado aos 30 anos, por exemplo.
Atualmente, a OABPrev-PR conta com 758 crianças inscritas como participantes do fundo de pensão com idade entre 0 e 10 anos. Em média, os pais advogados investem mensalmente cerca de R$ 78,00 nos planos dos filhos.
O advogado Paulo Roberto Lopes recentemente contratou um plano de previdência quando o filho, Augusto Becker Rodrigues Lopes, tinha apenas cinco dias de vida. Ele explica o motivo que o levou a iniciar o investimento tão cedo. “Contratei uma plano de previdência para meu filho, poucos dias após o seu nascimento, por acreditar que o planejamento financeiro tem que se iniciar o quanto antes. Quanto mais cedo o investimento, maior será o acúmulo de valores”.
Paulo Roberto diz que assuntos que envolvem o tema educação financeira e previdenciária devem fazer parte do cotidiano da família. “Acho importante que saibam, desde cedo, que para obtermos aquilo que desejamos, se faz necessário muito esforço e também um bom planejamento. Quero que meus filhos tenham a consciência do quanto precisamos batalhar e nos organizar para alcançarmos nossos objetivos”, define.
Em relação a ser um pai previdente, o advogado diz que o aumento da expectativa de vida nos obriga a tomarmos decisões pensando no futuro. “Me considero um pai que tem consciência que hoje vivemos mais e é difícil prevermos como será nossa saúde financeira daqui algumas décadas. Assim, devemos criar mecanismos que possam garantir uma estabilidade financeira para nossa família”. Além do filho recém nascido, Paulo Roberto também investe em um plano de previdência para a filha de 3 anos, sem contar o plano dele e da esposa.
O diretor administrativo e de benefícios da OABPrev-PR, Wellington Silveira, fala sobre a preocupação dos pais em relação ao bem estar financeiro dos filhos. “O exemplo dos pais previdentes fará com que a mais nova geração cresça sendo incentivada a se tornar uma pessoa precavida quanto à necessidade de se planejar para ter um padrão de vida com qualidade tanto na fase adulta, quanto na velhice”, comenta o diretor.
