Presidente da OABPrev-PR comenta o atual cenário da entidade e faz perspectivas para 2010

O presidente da OABPrev-PR, Maurício Guimarães, finaliza as atividades da entidade em 2009 com resultados satisfatórios no que diz respeito ao desempenho do Plano de Benefícios Previdenciários. Dados mostram que dentre todas as OABPrevs do país o fundo de pensão paranaense foi o que mais cresceu neste ano.

Segundo Guimarães, a entidade manteve uma média de 120 novas adesões ao plano por mês. “Guardadas as proporções de advogados inscritos na OAB, podemos afirmar que hoje somos a entidade de previdência associativa que mais vinculou participantes no Brasil”, destaca. O presidente ainda fala do grau de confiança da entidade, que pode ser observado por meio da expressiva portabilidade de recursos de PGBL’s de diversas instituições financeiras para a OABPrev-PR.

O ano também foi marcado pelo engajamento do Conselho Federal que redefiniu as atribuições do Conselho Auditor, que passa a exercer a função de supervisão política de atuação das entidades. Essas medidas favorecem a consolidação do sistema e identificam a verdadeira missão das OABPrevs.

Guimarães também lembra dos advogados Welligton Silveira e Majoly Aline dos Anjos, membros da diretoria, que concluíram o curso de formação de dirigentes de entidades de previdência complementar, realizado pela Previpar em parceria com a FAE. “Com isso nossa OABPrev passa a ter três dirigentes aptos a receber a certificação que passará a ser obrigatória já a partir do ano que vem . Fato esse que representa um significativo avanço em relação as outras entidades similares”, explica.

Já em 2010, o presidente espera que a diretoria da OABPrev-PR, incentivada pelo Conselho de Administração, intensifique sua atuação na educação previdenciária dos advogados, por meio de informações divulgadas nos diversos canais de comunicação da OAB. Outro objetivo esperado para o próximo ano é a oferta de cursos permanentes realizados pela Escola Superior de Advocacia (ESA). A iniciativa servirá como ferramenta de formação em poupança previdenciária, essencial aos profissionais liberais. Além disso, a OABPrev-PR pretende estimular o advogado a melhorar sua contribuição ao plano, e desta forma garantir uma aposentaria compatível com a renda desejada.

O presidente lembra que o próximo ano será repleto de atividades no campo político e esportivo, com a realização das eleiçõe e a Copa do Mundo. Para ele é um momento importante de reflexão, já que a configuração do país para os anos seguintes estará em jogo. “Espero que nossos associados reflitam bem na escolha que farão, e se possível escolham pessoas que tenham respeito e compromisso com o sistema da previdência complementar, de modo a impulsionar ainda mais a captação dessa preciosa riqueza”, comenta.

Guimarães ainda aproveita para desejar a todos um Ano Novo com muita paz, saúde e prosperidade.