Relatório Mensal de Investimentos

O final de junho marca o encerramento do primeiro semestre e teve como destaque as discussões sobre inflação no âmbito global junto com, a maior velocidade da vacinação contra o coronavírus, que permitiu uma retomada econômica mais acentuada, principalmente nos países desenvolvidos.

Mesmo com ruídos no final do semestre, o índice de ações brasileiras, o Ibovespa, fechou o os 6 primeiros meses com alta de 6,54%, e junho com modesto desempenho positivo de 0,46% aos 127.621 pontos. Patamar distante dos níveis vistos no começo do mês, quando superou os 131 mil pontos pela primeira vez em sua história, apoiado na expectativa da retomada das economias e do fluxo de capital externo para a bolsa.

No cenário local, os últimos pregões do mês reagiram a proposta da reforma tributária apresentada pelo governo brasileiro. A diminuição de novos casos do COVID promoveu a continuidade de um ambiente propício para tomada de risco.

No entanto, o excesso de poupança acumulada devido aos estímulos fiscais e monetários aprovados desde a eclosão da pandemia, somado a aceleração da vacinação e recuperação econômica, devem fazer com que os principais Bancos Centrais comecem a discutir um plano de ação para a retirada desses estímulos.

A maior rentabilidade dentre todas as classes de ativo foi do índice de empresas Small Caps (SMLL), com valorização de 1,29%. A alta foi causada pela melhora nas expectativas de crescimento econômico doméstico, uma vez que a maior parte deste índice captura o desempenho das empresas com foco no mercado local.

Outro destaque no mês foi o IMA-B 5+ (inflação de longo prazo) que apresentou retorno de 0,83% no mês. A boa performance é explicada pelas crescentes expectativas do IPCA. Entretanto, em 2021 o índice ainda apresenta desempenho no negativo de 2,55%.

A inflação tem sido um grande desafio para a economia brasileira, que vem sendo pressionada recentemente pelos custos da tarifa de energia elétrica, onde ainda há bastante incerteza em torno do risco hidrológico e da manutenção da bandeira vermelha ao longo dos próximos meses. Isso faz com que as projeções do IPCA sejam recorrentemente revisadas para cima. Além da pressão inflacionária, a mudança de posicionamento do Banco Central com um tom hawkish deve seguir movimentando a curva de juros local.

Embora haja desafios para o segundo semestre, também existe espaço para surpresas positivas no cenário local, como a aceleração da vacinação e expectativa de maior crescimento para a economia em 2021, trazendo uma melhora relativa para o cenário fiscal local, criando um ambiente favorável de percepção de risco e entrega de retorno dos ativos domésticos.

Rentabilidade do plano OABPrev-PR
Junho: 0,64% ( 205,18 do CDI )
Maio: 0,97% ( 357,91 do CDI )
Abril: 1,06% ( 105,29 do CDI )