SPC aprova OABPrev do Paraná

Depois de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás, na semana passada foi a vez do Paraná integrar o rol de estados com previdência complementar associativa para advogados. Em cerimônia que contou com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), Mário Di Croce, do presidente da OAB-PR, autoridades estaduais e representantes da classe beneficiada, foi oficialmente lançado o fundo de pensão multipatrocinado da OAB do Paraná, o OABPrev-PR, cujo instituidor é a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraná.

Com esse, serão seis os estados a terem suas seccionais da OAB participando da previdência associativa. A seccional da OAB do Rio de Janeiro deverá ser a próxima a ter seu fundo de pensão, uma vez que encaminhou uma proposta de adesão à SPC na semana passada.

Pela legislação, podem ser instituidores os conselhos profissionais e as entidades de classe, além de sindicatos, centrais sindicais, federações e confederações, cooperativas, associações profissionais e outras pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial.

Com o lançamento do fundo de pensão do Paraná, 26 mil advogados daquele estado tornam-se aptos a ter acesso ao plano de previdência complementar, chegando a 407 mil o potencial de filiados à OAB, associados a esses planos de benefícios.

A previdência associativa conta, até o momento, com 30 planos, 130 mil instituidores, 20 mil participantes inscritos e R$ 40 milhões de patrimônio.

Para Mário Di Croce, da SPC, a iniciativa adotada pela OAB do Paraná “é mais um grande passo no sentido de crescimento e fortalecimento da previdência associativa e servirá como estímulo para que outras seccionais da OAB trilhem pelo mesmo caminho”.

Encontravam-se presentes ao ato, além do secretário-adjunto da SPC, as seguintes autoridades: Manoel Antonio de Oliveira Franco, presidente da OAB, seção Paraná; José Hipólito Xavier Da Silva, representante do Conselho Federal da OAB; Maurício Sagboni Montanha Teixeira, presidente da Caixa de Assistência do Paraná e presidente do Conselho Curador do IASAPAR (Instituto Assistencial dos Advogados do Paraná); Maurício de Paula Soares Guimarães, diretor superintendente do IASAPAR; José Augusto Araújo de Noronha, diretor financeiro do IASAPAR e diretor tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados; Helder Molina, presidente da Mongeral Seguros e Previdência e Sérgio DAndrea Ferreira, desembargador federal aposentado do TRF 2ª Região. (Ag Prev)