A OABPrev-PR participou entre os dias 24 e 26 de outubro do 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realizado na cidade de São Paulo. Na ocasião a entidade foi representada pelo diretor presidente, Mauricio Guimarães, pelo conselheiro deliberativo, José Manuel Silva e pelo gerente executivo, Felipe Vidigal.
Neste ano, o tema principal do encontro foi a Transição para um Novo Tempo. Aproximadamente 3.500 pessoas participaram de palestras, painéis e plenárias que abordaram assuntos sobre Custos Administrativos em Ambiente Competitivo, A Importância de Desenvolver no Brasil um Mercado de Anuidades, O Modelo Previdenciário Brasileiro, Atitude para Inovar, Responsabilidade Socioambiental com Rentabilidade, Ciclo de Vida e Perfis de Investimento, Demandas e Expectativas para Conselheiros Deliberativos e Fiscais e a Nova Realidade de Investimentos no Brasil.
Para o diretor presidente da OABPrev-PR, Mauricio Guimarães, o evento foi oportuno para que os dirigentes dos fundos de pensão compreendam a necessidade das entidades estarem alinhadas às mudanças ocorridas na sociedade nos últimos anos. “Nossa sociedade, assim como o mundo todo, tem vivenciado um período de grandes transições, sejam elas tecnológicas, econômicas e até mesmo em relação ao próprio comportamento dos indivíduos. Cabe aos fundos de pensão identificar as atuas necessidades de seus participantes e investir num planejamento estratégico que garanta o sucesso dos planos de aposentadoria e seus benefícios futuros”, define Guimarães.
Na opinião do conselheiro José Manuel, o encontro dos fundos de pensão, sejam eles grandes ou pequenos, deve ser aproveitado como uma ocasião propicia para troca de experiências entre as entidades. “Um congresso como este é sempre uma excelente oportunidade porque podemos ter contato com experiências de sucesso de outros fundos de pensão, sempre com a intenção de captar novas ideias e implantá-las, se possível, a realidade da OABPrev-PR”, explica.
