COMUNICADO SOBRE A CRISE

Prezado (a) participante,
Visando trazer tranquilidade aos Participantes, demonstrando a solidez das reservas financeiras administradas pela OABPrev-PR, informamos que em conjunto com nossos especialistas estamos trabalhando intensamente para minimizas os efeitos da atual crise motivada pela pandemia do coronavírus.

A Política de Investimentos da OABPrev-PR contempla uma diversificação em vários segmentos, justamente para minimizar os efeitos de eventuais movimentações atípicas. O patrimônio tendo baixa exposição ao risco da Bolsa de Valores, sendo que 85% está lastreado em títulos de renda fixa, os quais não tem a mesma oscilação da Bolsa.

Historicamente a rentabilidade do fundo demostra que desde sua criação em setembro de 2006, poucas vezes houve rentabilidade negativa, sempre decorrentes de outras grandes crises.

Em 2008, na crise do “subprime” nos EUA, as bolsas do mundo inteiro desabaram e a Ibovespa perdeu 50% do valor em apenas uma semana, caindo de quase 65 mil pontos para 27 mil pontos, lembrando que na época a taxa de juros estava superior a 14% a.a.

Antes do início desta crise, o índice Ibovespa estava próximo a 120 mil pontos e alguns especialistas previam um crescimento ainda maior, em função dos fundamentos da economia e das condições favoráveis das empresas brasileiras, em um cenário de taxas de juros de 4% a.a, o que se apresentara novamente após a crise.

Importante frisar que um Fundo de Previdência se diferencia dos investimentos normais, principalmente pela sua característica de longo prazo. As maiores valorizações das bolsas de valores são precedidas de graves crises e nossos especialistas certamente aproveitarão essa oportunidade para buscar melhor retorno em favor do participante.

No momento é importante que o participante mantenha a calma e aguarde o fim das turbulências, não sendo oportuno movimentos de resgates, pois além de incidir um percentual elevado de imposto de renda sobre o saldo em conta, as cotas do plano são diárias e com a atual volatilidade do mercado, a perda pode ser muito significativa.