OABPrev-PR participa de reunião no Conselho Federal da OAB

O diretor-presidente da OABPrev-PR, José Manuel Justo Silva, esteve reunido no último dia 19 de julho, em Brasília, juntamente com os demais diretores-presidentes das OABPrev’s do país, com o presidente em exercício da OAB Nacional, Rafael Horn. A visita institucional teve o objetivo de estreitar laços e apresentar metas e objetivos, entre eles a criação de uma comissão, no Conselho Federal, para aprimorar e desenvolver as OABPrev’s instituídas pelo Sistema OAB.

“Tivemos uma ótima oportunidade de mostrar que nossas entidades estão avançando, mas que com um maior apoio do Conselho Federal este crescimento poder ser ainda mais abrangente e sustentável”, afirma Justo Silva. O presidente da Entidade paranaense destaca que a OABPrev-PR tem cumprido seu papel junto a advocacia como um fundo de pensão destinado a proteção financeira da categoria e suas famílias para o futuro.

O presidente do Conselho Federal avalia que a reunião foi de grande importância para estreitar laços e ampliar a cooperação entre o Sistema OAB e as OABPrev’s, “que cumprem a importante função de garantir o futuro e a previdência privada da advocacia brasileira a elas associada”.

Para o presidente em exercício, cabe ao Conselho Federal, primeiramente, buscar fomentar o desenvolvimento das OABPrev’s e aprimorar as regras de governança e transparência, além de informar à advocacia sobre sua importância. “Além de auxiliar no desenvolvimento das OABPrev’s, comunicaremos à advocacia sobre a importância da previdência, da poupança para garantir um futuro melhor ao advogado e seus familiares”, detalhou Rafael Horn.

Estiveram presentes, ainda, o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, conselheiro federal Ricardo Breier; o ouvidor nacional, conselheiro federal José Augusto Araújo de Noronha, que participou online, e os presidentes das OABPrev’s de Minas Gerais, Guilherme de Paula; de São Paulo, Daniel Blikstein; do Tocantins, Márcia Queiroz Nascimento; de Santa Catarina, Márcio André Sachet; e do Rio Grande do Sul, Jorge Luiz Dias Fara; e a diretora Claudia Regina de Souza Bueno.

Sucesso paranaense

A OABPrev-PR é, proporcionalmente, a Entidade do sistema que apresenta o maior crescimento. Atualmente são mais de 17.400 participantes, que corresponde a 21% do total de advogados inscritos na OAB Paraná. Historicamente mais de 1.300 novos planos são contratados por ano.

No momento, o patrimônio do fundo de pensão é de R$ 590 milhões. Somente em 2021 a arrecadação da entidade foi de R$ 85.772 milhões, provenientes das contribuições mensais, aportes e portabilidades, incluindo também a rentabilidade auferida no período.

A Entidade já concedeu 291 benefícios, entre aposentadorias programadas, pensões por morte e aposentadorias por invalidez. A rentabilidade da OABPrev-PR acumulada nos seis primeiros meses deste ano já está em 5,27%.