OABPrev-PR prevê redução na taxa administrativa

A diretoria da OABPrev-PR informa que o crescimento do número de participantes e, consequentemente, o aumento das contribuições mensais às contas individuais, permitirão num futuro próximo a redução da taxa administrativa operada pelo plano. O valor cobrado, que hoje é de 3%, pode chegar a 2%.

De acordo com o gerente executivo da OABPrev-PR, Felipe Vidigal, a possível readequação da taxa será a indicação do sucesso e da credibilidade conquistada pelo fundo de pensão, revertendo em benefícíos para os participantes. “Com o aumento dos número de participantes, atualmente próximo a 4.700, a taxa administrativa tende a diminuir, visto que a atual estrutura administrativa tem capacidade de atender a demanda de até 6.000 participantes e os gastos de gestão são compensados pelo crescimento dos ativos do fundo, consequência do expressivo volume de portabilidade de PGBL’s de Instituições Financeiras, aportes eventuais dos participantes e da excelente rentabilidade dos investimentos, já superando este ano 16%”, explica.

Entretanto, segundo Vidigal, outros fatores também contribuem para o aumento do patrimônio, e na sequência a queda da taxa. Só em outubro, cerca de R$ 600 mil foram repassados ao Fundo pela Mongeral em conseqüência de indenização por motivo de sinistros. O valor transferido pela seguradora do plano será revertido em benefício mensal de pensão por morte para nove beneficiários indicados pelos tres participantes que faleceram neste período.

Números

A OABPrev-PR registrou no ano rentabilidade de 16,09%. Até o início de novembro, o patrimônio da entidade era de aproximadamente R$ 32 milhões. Outro fator que atrai o interesse de cada vez mais advogados pelo plano de previdência se refere aos índices de rentabilidade que são transferidos integralmente para a cota dos participantes.