O valor das contribuições mensais que são pagas para a composição do capital destinado ao pagamento da aposentadoria complementar deve ser revisto e atualizado todos os anos. O acompanhamento deve ser feito com a intenção de que o benefício que será pago no futuro seja compatível com o valor esperado pelo participante.
O gerente executivo da OABPrev-PR, Felipe Vidigal, explica que a rentabilidade do plano é influenciada por fatores econômicos que podem alterar, ao longo dos anos, a composição do saldo que será transformado no benefício da aposentadoria. É importante que os participantes saibam que as variações da economia devem ser consideradas quando o assunto é o desempenho financeiro do Fundo de Pensão, analisa.
O diretor administrativo Wellington Silveira comenta que a simulação feita pelos consultores no ato da contratação do plano, com informações sobre valor e tempo de contribuição, tendo como base algumas alternativas de rentabilidade para o calculo do benefício, deve ser revista anualmente com o objetivo de adequar o valor da mensalidade destinada à poupança previdenciária, de acordo com a expectativa do participante.
Desta forma, o associado não será surpreendido no futuro, quando a entidade iniciar a concessão da aposentadoria, com um benefício que não será suficiente para garantir a estabilidade financeira após o término da vida profissional. O segredo é o acompanhamento e o planejamento do plano agora, para depois receber com satisfação um investimento suficiente para garantir tranquilidade e segurança nos anos da velhice, finaliza Silveira.
Os participantes podem solicitar a revisão dos planos pelo telefone (41) 3250-5850 ou pelo e-mail oabprev-pr@oabprev-pr.org.br.
