RELATÓRIO MENSAL DE INVESTIMENTOS

No mês de agosto, a crise institucional no mercado doméstico fez com que o índice de ações brasileiro tivesse desempenho inferior comparado com outros países emergentes. Isso pode ser visto através do retorno do Ibovespa (-2,48%) versus o retorno do índice MSCI Emerging Markets, que subiu 1,57% em agosto. No cenário internacional, as discussões sobre a retirada dos estímulos deram o tom para os ativos de risco. As economias dos países desenvolvidos continuam apresentando crescimento, e a inflação se mantêm acima da meta dos bancos centrais fazendo com que os agentes do mercado tentem prever quando começará o aperto monetário.

 No entanto, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, no seu discurso em Jackson Hole sinalizou que o Banco Central Americano irá manter o programa de estímulos, conforme planejado. O discurso trouxe alívio para as bolsas americanas que fecharam o mês próximo das máximas históricas, com o S&P500 subindo 2,90% e a Nasdaq subindo 4,16%. Na Ásia, os países da região continuam enfrentando uma nova onda de COVID puxada pela variante delta, reduzindo a expectativa de crescimento no terceiro trimestre e também impactando segmentos de diversas cadeias de valor, aumentando ainda mais o tempo de entrega de produtos intermediários e insumos para as industriais globais.

Além disso, a continuidade do aperto regulatório por parte do governo chinês faz com que a haja cautela com relação à exposição a ativos de risco na região. No cenário local, a crise institucional, impossibilitou que o nosso mercado tivesse um bom desempenho no mês. Além dos riscos fiscais trazidos pela questão dos Precatórios e do Orçamento de 2022 a crise hídrica preocupa e contribui para que a inflação siga pressionada. Nesse ambiente o Banco Central elevou a Selic para 5,25% ao ano e indicou que levará a política monetária ao campo restritivo.

 Por conta dos acontecimentos acima e o alto grau de incerteza ainda existente, o desempenho da maioria dos ativos presentes na carteira dos investidores, com exceção do crédito privado, novamente não foram bem. O Ibovespa fechou o mês negativo em 2,48%, o IMA-B fechou agosto com -1,09%e o IRF-M caiu 0,60%. Na ponta contrária, o IDA-DI (índice da Anbima que mede o desempenho dos ativos de crédito privado emitidos em CDI) valorizou 0,73% em agosto.

Rentabilidade do plano OABPrev-PR

Janeiro: -0,44%
Fevereiro: -0,10%
Março: 0,60%
Abril: 1,06%
Maio: 0,97%
Junho: 0,64%
Julho: -0,56%
Agosto: -0,20%
Acumulado ano: 1,96%