Sistema OABPrev pode ser tornar modelo em previdência privada

“A OABPrev pode se tornar referência mundial em previdência complementar”. Esta afirmação foi feita pelo diretor de Análise Técnica da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), Carlos de Paula, durante uma palestra promovida pela OABPrev-SP, realizada em dezembro passado. A justificativa para o comentário é baseada no crescimento dos fundos de pensão, o aperfeiçoamento da legislação, o cenário de previdência complementar como mercado de trabalho para advogados e o próprio sistema OABPrev.

De acordo com De Paula, os fundos fechados têm sido a grande tendência no país, assim como a OABPrev, que aplica todo o investimento do participante no fundo que irá garantir a aposentadoria sem visar lucro. “Quando nós olhamos para os próximos anos, com o Brasil crescendo muito, com a classe média crescendo significativamente, a previdência complementar tem papel importante nesse processo, ao lado do regime geral de previdência. A previdência complementar tem crescido muito nos últimos anos e a partir de agora deve dar um salto”, destaca o diretor.

Em relação à conscientização da população sobre aposentadoria complementar, De Paula afirma que o setor precisa passar por um processo de esclarecimento e educação, como já vem ocorrendo em países de primeiro mundo. Para ele é necessário haver uma estratégia de fortalecimento envolvendo educação financeira e previdenciária nos diferentes setores da sociedade.

Sobre o rumo do sistema de previdência complementar que deverá ser adotado pela presidente Dilma Roussef, o diretor acredita haver um alinhamento entre os governos, que já se estende desde a década de 90, quando foram criadas as leis complementares 108 e 109. “Eu acho que o ponto importante da gestão do presidente Lula foi o incremento da previdência complementar, sobretudo a fechada. Parece-me que esse alinhamento permanecerá no governo da presidenta Dilma” comenta.

Segundo o presidente da OABPrev-PR, Maurício Guimarães, a entidade paranaense vêm observando o potencial de crescimento do fundo de pensão devido ao grande volume de advogados que estão aderindo ao plano. “Nós temos visto na prática a importância de investir em Educação Previdenciária e, em contra partida, o retorno deste trabalho, além de mostrar o quando devemos nos preparar para gerenciar aquele que pode se tornar o melhor sistema de previdência privada do Brasil”,define.

Legenda foto: Para o diretor de Análise Técnica da Previc, Carlos de Paula, o sistema de previdência da OAB pode se tornar referência no país num prazo entre cinco e dez anos.