13º salário: como usar com inteligência

Como você geralmente usa seu 13º salário? O valor é usado para viajar, fazer comprinhas de Natal, pagar dívidas ou repor o que foi retirado da poupança? Ótimo! Mas veja: por outro lado, nem todo mundo sabe o que fazer com ele. Afinal, como usar o 13° com inteligência? Primeiramente, vamos entender como funciona o 13º salário.

O que fazer com o dinheiro extra?

Segundo Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, fintech  de renegociação de dívidas, um valor extra é sempre bem-vindo. Porém, ele tem que ser usado com responsabilidade.

“Divida seu 13° salário em três, pague suas dívidas, guarde para seus investimentos e se beneficie deste dinheiro extra. Nem tudo é isso ou aquilo, faça ele valer mais. Multiplique as opções do que você pode fazer com esse dinheiro”, explica.

Dito isso, separamos algumas dicas e tiramos algumas dúvidas para você gerir esse dinheiro tão aguardado e não vê-lo ir por água a baixo.

Se tem contas para pagar, priorize-as

Atrasar o boleto nunca é um bom sinal. Ainda mais no começo do ano, que é tão famoso pelas diversas contas que surgem, como IPVA e IPTU, por exemplo. E, dependendo do boleto, a inadimplência gera cortes do fornecimento do serviço e o nome do devedor entra nos serviços de proteção ao crédito.

Para começar o ano com o pé direito, liste as despesas extras e dívidas do início do ano. Além disso, programe-se para pagá-las nas datas corretas, evitando a inadimplência.

Evite gastos desnecessários

Comprar presente é bom, mas vale questionar a si mesmo se eles são realmente necessários. O 13º salário pode ser seu aliado, mas tenha em mente que ele acaba e as contas chegam. Diante disso, compre com consciência e sem excessos. E se for às compras, se pergunte se realmente é necessário gastar com aquilo. Existem três perguntas que podem ajudar nesse processo: Eu quero? Eu preciso? Consigo pagar? Faça essas perguntas e terá uma base do que deve ou não comprar.

Invista o 13º salário!

Quando se fala em guardar dinheiro, pensamos em poupança, mas existem opções mais rentáveis. Hoje, o mercado oferece várias formas seguras para o seu dinheiro render a longo prazo, com um retorno muito melhor que o da poupança, que é de apenas 4,5% ao ano. Pesquise formas para investir com maior rentabilidade, como Tesouro Direto CDBs  ou fundos de investimento.

Fez tudo isso e ainda sobrou? Um mimo não faz mal

Você também pode usar o 13º salário para realizar os seus desejos. Ou seja, com parte do montante, você pode trocar de celular, comprar uma televisão nova ou viajar. Isso é possível, com o cuidado de não se afogar nas parcelas e nem ultrapassar o limite do seu bolso.

Fonte: Inteligência Financeira