Despesas de fim de ano: como se preparar para elas?

Todos gostam de passar as festas de final de ano com tranquilidade, ao lado de seus familiares e amigos, aproveitando as festas, presentes e ceias de Natal e Ano Novo, entre outros gastos. Mas, se você perder o controle financeiro, pode começar o próximo ano endividado e com a saúde financeira em frangalhos.

Por isso, é essencial se organizar e se preparar financeiramente para as despesas do fim de ano!

Como se preparar financeiramente para as despesas do fim de ano?

Algumas dicas que podem te ajudar a se preparar financeiramente para o final do ano são:

1. Organize as finanças

O primeiro passo é organizar as suas finanças, para que você consiga planejar seus gastos de final de ano. É importante que você faça essa etapa alguns meses antes do natal. Isso porque, dependendo dos seus planos de final de ano, pode ser que você tenha que poupar dinheiro. Logo, é melhor poupar um pouco por mês.

Para poupar dinheiro para as festas, a dica é anotar quais são as suas fontes de renda, despesas essenciais e gastos supérfluos. Com essas informações, você consegue definir onde fazer cortes de gastos.

2. Defina prioridades

O que você pretende fazer no final de ano? Defina quais são os seus planos e quais são as suas prioridades. Com base nisso, você consegue definir o quanto precisará poupar para o final do ano.

Ao definir os seus gastos e o quanto precisará poupar, tenha em mente os seus limites. Ou seja, lembre-se de qual é a sua renda, assim você evita ficar endividado por gastar demais.

3. Combine os gastos com seus familiares

Se você mora sozinho, então basta que você se comprometa com seus planos e cortes de gastos. No entanto, se você mora com a sua família, é essencial que todos saibam quais são os planos e quais serão os cortes de gastos.

Essa transparência é essencial para que todos colaborem e tenham em mente qual é o objetivo. Se você simplesmente impor um corte de gastos, sem explicar para que ele serve, é provável que as outras pessoas não colaborem muito.

4. Cuidado com os gastos por impulso

Os gastos por impulso são um grande problema. Eles podem fazer com que você não consiga economizar e realizar os planos para o final de ano. Por isso, se controle e tente não gastar por impulso. Mas, se você ver que não irá conseguir, então impeça a si mesmo de gastar.

Por exemplo, vamos supor que você irá no shopping comprar um presente de R$ 200,00 para sua mãe. Como você não quer acabar comprando alguma coisa para você também, leve apenas o dinheiro para comprar o presente da sua mãe. Assim você não fica tentado a gastar mais do que o planejado.

5. Faça investimentos de curto prazo

Se você começar a planejar os gastos de final de ano alguns meses antes de dezembro, pode aplicar o dinheiro economizado para que ele renda um pouco. Sendo assim, você pode investir o dinheiro em aplicações de curto prazo como o Tesouro Selic, por exemplo.

Antes de investir, não se esqueça de analisar qual é a taxa de juros, a data de vencimento e a alíquota de IR.

6. Quite as dívidas

Se você está endividado, talvez seja melhor quitar as dívidas e evitar gastar muito no final do anoSe começar a se planejar bem antes de dezembro, você pode conseguir quitar as dívidas antes. Desse modo, você pode se organizar para gastar pouco com as festas, para não se endividar novamente.

Outra opção é usar o 13º para pagar as dívidas, assim você começa o próximo ano mais leve, sem preocupações com dívidas.

7. Mantenha as festividades dentro do orçamento

É muito fácil gastar mais do que o planejado. No entanto, se você não quer começar o próximo ano preocupado com as dívidas que contraiu no natal, é melhor controlar os gastos.

Uma das formas de ter as despesas de fim de ano sob controle, é anotar todos os gastos. Com isso, você consegue saber o quanto já gastou e o quanto ainda tem de limite.

8. Adie a viagem de férias

Se uma viagem de férias não cabe no seu orçamento, talvez seja melhor adiar. Viajar é ótimo, mas custa muito caro.

Portanto, pode ser melhor adiar a viagem e deixar para viajar fora da alta temporada, quando os preços tendem a baixar um pouco.

9. Troque moeda para viagens

Se você vai viajar para outro país e precisa fazer a conversão de valoresfique de olho nas variações de preço. Isso porque os valores de conversão variam muito, então é preciso ficar de olho para trocar seu dinheiro na hora certa.

Para que você consiga aproveitar melhor o momento, é preciso já deixar o dinheiro separado bem antes da viagem e já ficar de olho nos valores de conversão.

10. Evite dívidas desnecessárias

Tente pagar tudo à vista para evitar o acúmulo de dívidas no cartão de crédito. Assim, você evita pagar juros e se endividar ainda mais.

Portanto, siga essa dica e evite compras desnecessárias.

11. Pesquise preços

Não compre o primeiro item que você vê. Pesquise preços e procure por descontos. Utilize aplicativos de comparação de preços, e pesquise cada produto em mais de um fornecedor. Assim, você consegue economizar nas despesas de fim de ano.

12. Crie uma reserva de emergência

Sabe aquela situação de emergência que pode surgir sem aviso prévio? O carro pode quebrar, você pode precisar consertar um encanamento ou, pior ainda, enfrentar um problema de saúde. É importante estar preparado para tudo.

No entanto, se você contar com uma reserva de emergência, isso pode ajudar a cobrir despesas inesperadas que possam surgir.

13. Reveja seus gastos mensais

Analise se existem áreas em que você pode reduzir despesas para economizar mais dinheiro. Sempre há alguma despesa mensal que poderia ser evitada, como uma assinatura de TV a cabo que raramente você assiste, uma assinatura de jornal ou revista que mal lê, ou qualquer outra despesa que seja recorrente e da qual você não sentiria muita falta.

Refletindo sobre isso, você pode perceber que, mensalmente, isso pode resultar em uma economia significativa.

14. Venda objetos que não usa

Isso pode resultar em uma renda adicional e, ao mesmo tempo, auxiliar na organização de sua casa. É possível que você tenha diversos itens que alguém, em algum lugar, esteja interessado em adquirir.

Esses itens podem incluir livros, discos, roupas ou outros objetos, até mesmo móveis ou eletrodomésticos que estejam parados. Independentemente do valor que possam ter, essa prática representa uma entrada extra para o seu orçamento.

15. Faça presentes caseiros

Eles podem ser mais significativos e menos caros do que os comprados em lojas. Você tem alguma habilidade que te dê prazer e as pessoas gostem, tais como pintura, artesanato ou algum tipo de comida ou confeito?

Por que não usar esses talentos a seu favor e presentar seus amigos e familiares com eles? É uma ótima forma de reduzir as despesas de fim de ano.

16. Planeje refeições com antecedência

Isso pode ajudar a evitar gastos excessivos em comida durante as festas.

Assim, você planeja com antecedência as quantidades de comes e bebes conforme a data e pessoas presentes, evitando gastos desnecessários e aquelas sobras na geladeira que não fazem bem à saúde e nem ao bolso.

17. Limite as despesas de viagem

Se você planeja viajar, reserve voos e acomodações com antecedência para obter os melhores preços.

O segredo de tudo é o planejamento antecipado. Assim, você não será pego de surpresa com despesas inesperadas.

18. Use programas de recompensas

Aproveite os programas de recompensas do cartão de crédito ou lojas para economizar dinheiro.

Pesquise nas lojas que costumam fazer uso de programas de fidelidade ou outras promoções para atrair o consumo. Você pode economizar um bom dinheiro assim.

19. Eduque-se financeiramente

Aprenda sobre finanças pessoais e invista em seu conhecimento financeiro. Um bom curso sobre finanças pode mudar sua vida.

Quer um conselho grátis? Assista ao vídeo do Investidor Sardinha, Raul Sena.

20. Seja realista

Defina um orçamento que seja realista para sua situação financeira atual.

Saiba quais são os limites de seus gastos, por mais que você queira proporcionar uma inesquecível festa de fim de ano a seus amigos e familiares.

Caso contrário, o próximo ano poderá começar para você no vermelho. Não deixe isso acontecer e se previna, sendo realista em seus gastos.

Lembre-se, o mais importante é aproveitar a temporada das festas de fim de ano sem estresse financeiro!

Fonte: ISARDINHA