Planejador financeiro dá dicas de como equilibrar as contas em 2021

Com a chegada de um ano novo, muitos gastos começam aparecer para as famílias. Em janeiro, por exemplo, muitas famílias já se deparam com a matrícula da escola dos filhos, o material escolar, IPTU e IPVA. Por isso, é essencial que as pessoas já tenham a noção dos gastos que terão para evitar o acúmulo de dívidas, como a famosa ‘bola de neve’.

Desse modo, o G1 ouviu o planejador financeiro Alexandre Rocha, que separou 10 dicas para quem quiser equilibrar as contas em 2021.

Se organize!

Se você não tem, comece a ter o hábito de organizar suas finanças. O consultor orienta uma listagem das receitas mensais e das dívidas existentes, de tal modo que você consiga verificar quanto tempo ainda falta para quitá-las, o vencimento de cada boleto e quanto de juros está sendo pago. “Isso vai ajuda-lo em muitos aspectos, como a de não atrasar contar (e pagar juros e multa) e a saber quanto tempo falta para um financiamento e não se endividar demais”, explicou Alexandre.

Monitore o seu orçamento mensal

As pessoas podem fazer o monitoramento do orçamento mensal com a ajuda de uma agenda ou por meio de aplicativos de celular. “É por meio deste orçamento que você vai conseguir ter um controle das finanças mês a mês”, ressaltou o consultor financeiro.

Analise seus gastos e ganhos mensais

A partir do monitoramento, segundo Alexandre, você conseguirá avaliar os gastos e ganhos mensais. Após a análise, a pessoa saberá para onde o dinheiro dela está indo e verificar se está gastando demais. “Além disso, essa análise vai ajudar você com o seu imposto de renda, pois saberá a sua receita anual e se tem gastos dedutíveis”, pontuou.

Tente gastar menos do que você ganha

“É sempre importante viver dentro das suas possibilidades financeiras, portanto, caso você esteja gastando mais do que ganha, é necessário reduzir o seu padrão de vida, dentro do seu limite. Você pode aproveitar o seu orçamento financeiro para entender onde estão os seus maiores gastos e o que poderia ser possível cortar”, explicou o consultor.

Se precisar, use a criatividade para gerar uma renda extra

De acordo com o planejador, caso seja constatado que os gastos são maiores que as receitas, a pessoa poderá tentar ter uma renda extra e a criatividade pode ser uma forte aliada nessas horas. “Veja quais as habilidade que tem, se sabe cozinhar, por exemplo, avalie o mercado em busca de oportunidades e mãos à obra. Não se esqueça que a internet pode ajudar muito nessa hora”, explicou Alexandre.

Em caso de endividamento…

É necessária uma avaliação das principais dívidas e focar nelas. Uma alternativa apresentada pelo especialista é a tentativa de negociação das dívidas e a obtenção de um bom desconto.

“Devemos lembrar que você não deve contrair novas dívidas enquanto não quitar as antigas para evitar que a situação saia de controle”, lembrou.

Faça uma reserva para eventuais emergências

Segundo Alexandre Rocha, a pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade de se ter uma reserva de dinheiro para eventuais emergências. Desse modo, ele destacou a importância de poupar uma parte da receita mês a mês. “O tamanho da reserva vai depender das características da sua vida financeira, mas, no geral, o ideal é ter um valor suficiente para suprir os gastos de seis meses”, explicou.

Tenha metas financeiras

O planejador alertou que as pessoas precisam ter objetivos financeiros e, a partir deles, ter uma organização. Com a determinação de uma meta, é possível juntar dinheiro para a aposentadoria, para fazer uma viagem ou até mesmo para comprar um celular novo à vista.

Planeje (ou tente!) os gastos com antecedência

Gastos fixos ou até significados, como o IPTU, IPVA, mensalidade escolar ou a da academia, podem ser planejados com antecedência. Por isso, o consultor aconselha que seja guardada uma quantia de dinheiro mensal para estes gastos e, desse modo, evitar surpresas.

Veja se conseguiu fazer a lição de 2020!

O planejador orientou que, caso a pessoa tenha conseguido sair de 2020 com as finanças organizadas e com uma reserva de emergência, o próximo passo é investir.

“A minha dica para quem quiser começar a investir é estudar sobre o assunto e começar pensando no longo prazo. Vale a pena lembrar que é importante usar investimentos liberados pelos órgãos reguladores. Nunca procure ganhos altos e rápidos com pirâmides financeiras”, afirmou.

Fonte: G1 PI