Como poupar dinheiro todos os meses? 10 dicas práticas

Entender como poupar dinheiro é essencial para melhorar a sua gestão financeira e ter mais tranquilidade na hora de pagar as contas. Sem dúvidas, a falta de recursos é um problema que pode tirar seu sono e causar grande ansiedade em todos os membros de sua família.

Por isso, aprender a poupar pode fazer uma grande diferença na hora de criar uma reserva de emergência, investir em ativos que você acredita e alcançar objetivos como a compra da casa própria. Independentemente do motivo, é importante contar com esse recurso à sua disposição.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. Nele, você conhecerá as melhores formas de poupar dinheiro para conquistar a tão desejada tranquilidade financeira. Acompanhe!

Quais as melhores dicas para poupar dinheiro?

Existem várias boas práticas que podem ajudar na hora de economizar, como as dicas apresentadas a seguir. Elas são baseadas no cotidiano da população em geral. Desse modo, vale a pena conferir as recomendações e incorporar no seu dia a dia.

1. Defina um orçamento mensal para gastar com responsabilidade

A primeira dica é definir uma parte do seu orçamento para lidar com gastos mensais. Aqui, não estamos falando das despesas comuns, como as contas da casa (água, luz, gás, telefone e internet).

A sugestão é economizar com coisas supérfluas: alimentação (restaurantes e fast-foods), lazer (estabelecimentos pagos e cinemas) e vestimentas (roupas e calçados em excesso). Gastar com isso garante conforto e bem-estar, mas é preciso ter o pé no chão para não extrapolar.

Nesse caso, o consumo consciente ajuda você a poupar, contribuindo com o meio ambiente, a população e o seu bolso. Para colocá-lo em prática, basta comprar algo quando for, de fato, necessário.

2. Analise contas e planos

É perfeitamente possível economizar com as contas e planos mensais. Para isso, é só analisar serviços como plano de celular, TV a cabo e internet. Você, de fato, usa tudo do pacote ou pode reduzi-lo para conseguir uma fatura mais econômica?

Não se esqueça também de incluir o consumo de água e luz. Existem alternativas de economia interessantes para o uso desses recursos, como reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar áreas comuns da casa e favorecer a entrada do sol nos cômodos para evitar o uso constante das lâmpadas. Use e abuse da criatividade para diminuir os consumos.

3. Quite as dívidas o mais rápido possível

Os endividamentos são vilões que precisam ser abatidos o quanto antes, pois geram juros todo mês. Às vezes, não é possível se livrar dessa situação logo de cara, mas é preciso ter consciência sobre esse compromisso e priorizá-lo.

Uma sugestão é negociar valores entrando em contato com os credores. Dependendo do tipo de abordagem e da condição oferecida por você, é possível conseguir bons descontos. Não custa nada tentar, concorda?

4. Diminua as compras parceladas

O método parcelado facilita muito as compras, já que existe a modalidade sem juros que, necessariamente, não traz prejuízos. Porém, é possível economizar comprando à vista por causa dos descontos oferecidos.

O problema maior está em parcelar com frequência, o que pode virar uma bola de neve incontrolável ao longo do ano. Além disso, caso você perca seu emprego ou fonte de renda em algum período, poderá pagar as faturas dos meses seguintes? Portanto, evite parcelamentos. Separe um valor para pagar tudo de uma vez.

5. Leve comida para o trabalho

Você costuma tomar café, lanchar e almoçar no caminho para o trabalho? Ao colocar esses gastos na ponta do lápis, perceberá o quanto poderia ser poupado. A solução é levar refeições prontas de casa.

Com o valor de um gasto diário, é possível comprar todos os ingredientes para uma semana de marmitas, principalmente se aproveitar promoções semanais (dia da feira, dia da carne etc.). A ideia é preparar as porções no final de semana ou início do mês, basta congelar tudo.

6. Use o cartão de crédito com cuidado

O cartão de crédito é um mecanismo de compra muito prático e eficiente, mas que precisa ser usado com cuidado. Algumas pessoas se esquecem das tarifas cobradas, porém, os juros gerados pelo parcelamento das faturas são gigantescos, e isso piora quando você paga o mínimo.

Para evitar esse tipo de endividamento, basta compreender que os cartões são formas de pagamento, e não um tipo de empréstimo. Logo, os gastos não devem ultrapassar sua renda mensal. Não se engane com os limites dados pela operadora: considere somente o seu orçamento e evite surpresas desagradáveis.

7. Crie uma reserva de emergência

Vale a pena reforçar que a reserva emergencial deve ser priorizada na hora de poupar dinheiro. Isso porque ninguém está imune a imprevistos, e ter esse apoio facilita sua vida.

Nesse caso, junte um valor equivalente às suas despesas durante três meses, no mínimo. Quanto mais alta for essa quantia, mais fácil será lidar com as dificuldades que podem surgir. Esse é um passo importante para ter mais tranquilidade nas finanças.

8. Procure por descontos e promoções

Uma boa maneira de economizar dinheiro é por meio de descontos e promoções. Assim, você paga um valor menor pelos itens que deseja e consegue destinar parte dos recursos para a poupança. Por exemplo, é possível adotar as seguintes práticas:

  • Pagar à vista, caso tenha um desconto considerável;
  • Procurar por cupons de desconto na internet;
  • Utilizar períodos promocionais, como a Black Friday, para comprar itens maiores.

Essas são algumas das formas para conseguir economizar na hora de fazer suas compras. Também é válido utilizar a opção do cashback e das milhas, caso faça viagens regulares. Assim, é possível guardar dinheiro.

9. Evite compras por impulso

Um dos principais princípios de educação financeira é gastar menos do que ganha. Nesse sentido, as compras por impulso podem comprometer tal aspecto e gerar dívidas que vão dificultar a sua situação financeira, podendo, inclusive, torná-la irreversível.

Desse modo, é aconselhado que você adote alguma maneira de conter esse tipo de aquisição. Uma boa dica é se perguntar na hora de adquirir algo: “será que realmente preciso desse objeto?”. Caso sua resposta seja positiva, então, vale prosseguir com a compra. Se for negativa, repense e analise se não vai prejudicar as suas finanças.

Aqui, é importante ter honestidade e responder de maneira adequada a questão. Caso contrário, ela não servirá para nada e você continuará fazendo compras desnecessárias que prejudicam muito o orçamento mensal.

10. Compare preços

Utilizar recursos para a comparação de preços é uma excelente forma de economizar. Por meio de buscadores como o Google, você consegue verificar preços de qualquer produto anunciado online.

Assim, basta conferir quais as principais lojas que ofertam o item que você está buscando e escolher a que oferece as melhores condições. Portanto, vale a pena considerar os marketplaces para realizar compras de itens pessoais, de decoração ou eletrodomésticos, além dos sites especializados na sua área de interesse.

Contudo, é importante frisar que nem todos os sites são confiáveis. Por isso, antes de realizar qualquer compra, é indispensável pesquisar sobre a empresa e analisar alguns critérios de segurança da página, como o símbolo de um cadeado no lado da URL.

Como realizar um bom planejamento financeiro?

Para colocar as recomendações acima em prática com eficiência, elabore uma planilha de gastos pessoais. Nela, marque todos os seus rendimentos e gastos do mês, até mesmo os que parecem insignificantes.

Essa ferramenta mostra tudo o que você gasta e quanto. Dessa forma, você pode fazer melhorias no seu planejamento financeiro, sabendo o que é possível economizar ou evitar.

Existem várias planilhas de finanças pessoais no formato de aplicativos. Basta pesquisar na Apple Store ou Play Store para encontrar a solução ideal para a sua demanda. O melhor de tudo é que a maioria é gratuita.

Além disso, adotar um calendário financeiro para não perder datas e, com isso, evitar o pagamento de juros e multa também vai auxiliar no planejamento.

Fonte: Rodobens